Você tem um iPhone mas raramente recorre a outras funções que não as básicas? Então esta lista é para ti!

Quer tenha comprado o iPhone há muito ou pouco tempo, talvez (já) não consiga viver sem ele. E apesar de o usar todo o dia e todos os dias, o mais provável é que nunca se tenha dedicado a ler as instruções do mesmo. Veja as 30 coisas que o iPhone (também) faz e que a maioria desconhece.

30 coisas que o iPhone faz (e que provavelmente não sabia)

1. Se o botão on/off travou ou deixou de funcionar simplesmente, vá a Definições > Geral > Acessibilidade e ligue o “Assistive Touch” . Aparecerá um ícone na tela que com todas as funções do botão físico. Mas mesmo que não tenha ativado esta possibilidade antes de o botão avariar (porque pode não ser agradável ter o ícone ali sempre “pendurado”) e agora dê por si com o telefone desligado e sem botão para o ligar, nada está perdido: basta ligar o telemóvel à corrente, que ele liga-se automaticamente. Depois, é só seguir os passos já descritos.

2. Uma das queixas recorrentes dos proprietários de um iPhone é a curta durabilidade da bateria. Se o colocar em “Modo de voo” (não permite receber nem fazer chamadas, claro) poupa bateria e também carrega mais rapidamente.

3. Ainda em relação à bateria: você pode carregar o seu smartphone ainda mais rápido se também possuir um iPad. Basta que para isso use o carregador do iPad, que é de 12W e, vez do original do iPhone de apenas de 5W.

4. O desempenho global do iPhone melhora se o “limpar” regularmente. Tente sempre ter 2Gb livres na memória do seu iPhone. Menos que isso e o telemóvel ficará mais lento.

5. Deslize a tela para a esquerda na aplicação bússola e use o iPhone como um nível. Acabaram-se as prateleiras tortas…

6. Tentou, mas desistiu de recorrer ao Siri, o assistente pessoal do iPhone? Se calhar está na hora de tentar de novo. O Siri também pode aprender (e melhorar o desempenho). Se tiver paciência pode ensiná-lo a pronunciar os nomes corretamente. Quando o Siri se enganar a pronunciar um nome, diga-lhe “That’s not how you pronounce” nome do contato. Se seguida dar-lhe-á várias alternativas para que escolha uma ou pedirá que lhe ensine a pronúncia correta.

7. Se tiver preferência de gênero para o Siri, vá a Definições > Geral > Siri, e deslize para baixo até “Tipo de voz” e mude a voz de feminina para masculina.

8. É fã de aviões? O Siri pode dizer-lhe se estão a passar aviões por cima de si (e quantos). Basta perguntar “planes overhead” e surgirá na tela uma tabela que mostra os aviões que estão a passar por cima da sua localização nesse momento.

9. O Siri também pode ler-lhe os seus e-mails e mensagens em alta voz. Esta habilidade pode ser muito útil enquanto dirige, por exemplo. Basta perguntar “read my latest e-mail” ou perguntar se recebeu alguma mensagem de uma pessoa específica, e se recebeu, pedir para a ler.

10. Pode tirar fotografias carregando nos botões de volume do iPhone. Basta ter a aplicação da câmera aberta.

11. Deixe pressionado o botão para tirar fotografias e conseguirá tirar fotografias consecutivas em modo rápido.

12. Talvez nunca tenha reparado, mas o iPhone pode dizer-lhe exatamente a que horas enviou ou recebeu uma mensagem. Basta ter a conversação aberta e deslizar o dedo no ecrã para a esquerda, sobre a mensagem, para ver essa informação.

13. Para aceder ao “Caps Lock” no teclado virtual basta carregar duas vezes na tecla Shift e ela transforma-se em Caps Lock. Isto permite que todo o texto seja escrito em maiúsculas, em vez de ter que ativar a escrita em maiúsculas letra a letra.

14. Pode responder a mensagens sem desbloquear o telefone. Basta “puxar” para baixo a notificação, deslizar para a esquerda sobre a mesma e surgirá a opção “Mensagem”. Se tocar nessa opção pode responder imediatamente, sem precisar passar pela tela de desbloqueio.

15. Da mesma forma, também pode responder a mensagens enquanto usa outra aplicação. “Puxe” para baixo a notificação de nova mensagem recebida e prima “Mensagem”.

16. Para reencaminhar mensagens ou parte de mensagens recebidas para outros contatos basta tocar duas vezes no texto da mensagem, selecionar a opção “Mais…” que aparece ao lado do texto. Toda a mensagem (ou apenas uma frase ou palavra específica) é copiada e colada numa nova mensagem que pode enviar logo de seguida para outro contato.

17. Pode evitar receber notificações de “mensagem recebida”. Se não quiser ser incomodado por uma pessoa com quem troca muitas mensagens, entre na conversação, selecione Detalhes > Não incomodar.

18. Ao contrário dos smartphones Android, o iPhone não tem um botão dedicado para “andar para trás”. No entanto, se deslizar o dedo pelo ecrã da esquerda para a direita consegue o mesmo efeito.

19. Mesmo em modo vibração, quer distinguir quem lhe enviou uma mensagem? Atribua vibrações personalizadas a diferentes pessoas. Vá a Contatos > escolha o contato > Editar (no canto superior direito). Deslize para baixo até Vibração > Predefinição > deslize para baixo até “Criar vibração”.

20. Pode programar o iPhone para ligar automaticamente o modo “Não incomodar”. Vá a Definições > Não incomodar > e selecione a opção “Programado” e o período horário durante o qual não quer ser incomodado (durante a noite, por exemplo).

21. Elimine ou corrija pequenos erros com um simples abanão. Se estiver a escrever uma mensagem e der um erro basta “abanar” o iPhone para surgir uma caixa de diálogo que lhe permite apagar ou corrigir. O mesmo é válido para outras ações, como aplicar filtros a fotografias, por exemplo.

22. Tem dificuldade em recordar o código inicial? Crie um código com letras em vez de algarismos . Vá a Definições > Touch ID e código > marcar código (numérico) e desligue a opção “Código simples” > volte a marcar o código (numérico) > insira o novo código (apenas com letras ou alfanumérico).

23. Se quer dormir ouvindo música, você pode colocar um temporizador. Abra a aplicação do relógio, defina um período de tempo e mude a opção de “Ao terminar” para “Parar reprodução”.

24. Para fazer um “screenshot” basta carregar em simultâneo nos botões “on/off” e “home”.

25. Quer perceber porque é que o seu iPhone está a ficar sem bateria mais depressa do que o habitual? Se calhar o problema está na última aplicação que instalou. Vá a Definições > Geral > Utilização > Bateria para ver as aplicações que consomem mais bateria.

26. Quer ver em sequência todas as fotos (e vídeos) que enviou ou recebeu por mensagem? Abra a conversação e selecione “Detalhes” para ver em modo galeria.

27. Quer enviar mensagens de áudio e vídeo ao estilo “Missão Impossível”, que se auto-destroem? Vá a Definições > Mensagens e deslize para baixo até encontrar a opção “Mensagens de Áudio” ou “Mensagens de Vídeo”. Selecione a opção “Caduca 2 minutos depois”.

28. Se combinou um encontro por mensagem, chegou ao local e não consegue encontrar a outra pessoa pode compartilhar com ela a sua localização exata. Abra a conversação, selecione “Detalhes” e aperte “Enviar a minha localização”.

29. A ferramenta de localização do seu iPhone também pode ser (muito) assustadora no que à privacidade diz respeito. O telemóvel guarda o registo de todos os locais por que passou desde que ativou os serviços de localização. Para aceder a esse registo vá a Definições > Privacidade > Serviços de localização, desça até “Serviços do sistema” e selecione a opção “Locais frequentes”.

30. Podes controlar o iPhone apenas com movimentos de cabeça, uma funcionalidade “enterrada” na seção “Acessibilidade”. Vá a Definições > Geral > Acessibilidade e deslize para baixo até “Interação” e prima “Controle de gestos”, Clique em “Gestos” e “Gesto novo”. Selecione “Câmera” e “Cabeça para a Esquerda” ou “Cabeça para a Direita”. Em seguida, escolha uma ação no menu “Sistema”, ou seja, a tarefa que será desencadeada pelo movimento de cabeça. Assim, cada vez que inclinar a cabeça para a esquerda ou direita, o iPhone lança automaticamente a tarefa selecionada, como aceder ao Menu, por exemplo.