O Instagram mudou. Agora, para além do formato tradicional “quadrado”, poderá publicar fotos no formato “paisagem” ou “retrato”. As mudanças não ficam pelas fotos. O vídeo do Instagram também mudou.

O Instagram anunciou, esta quinta-feira, que já pode publicar fotos no formato que desejar. Não está limitado ao formado “quadrado”. Já é possível publicar fotos em formato “paisagem” ou até vídeos mais longos.

“O formato quadrado foi e sempre será parte daquilo que somos”, lê-se no comunicado publicado hoje. No entanto, lê-se ainda que a história visual que os utilizadores querem contar é o mais importante e “deve vir primeiro”.

Os utilizadores do Instagram têm agora a possibilidade de escolher previamente o formato que querem utilizar antes de editarem a foto. Quando partilhada, a foto aparece nos feeds dos outros utilizadores no formato “quadrado” para se tentar manter assim um feed “limpo” e natural.

O Instagram mudou e começou a “pensar fora do quadrado”

Esta mudança surge em resposta aos vários pedidos de utilizadores que se queixavam de não poder publicar as fotos no formato desejado. As mudanças não se limitam às fotos, o vídeo no Instagram também mudou. “Estamos animados porque esta nova atualização do vídeo no Instagram pode ser o mais cinematográfico de sempre”.

Para além destas mudanças, os utilizadores poderão ainda ajustar a intensidade dos filtros nos vídeos. Esta nova atualização já está disponível nas lojas do iOS App e Google Android.