Marvel Studios juntamente com a Netflix nos presentou em abril de 2015, com a série Daredevil (Demolidor), também conhecido como o Homem Sem Medo. Eu gostei e gosto desta série porque ela nos apresenta super-heróis reais e vulneráveis, o que é bem diferente do que estamos acostumados a ver nos filmes do gênero, sem falar do lado escuro da Marvel que é marcante neste personagem e no Justiceiro.

Pensando nisto eu vou compartilhar com você 10 curiosidades, easter eggs e referências que podem ter passado batido ao assistir a série. Fique tranquilo, porque se você ainda não viu a série garanto que não há spoilers!

1. Uniforme Preto

Uma das coisas que me chamou a atenção e gostei, foi que Matt Murdock usou um uniforme preto para ser um vingador noturno, baseado nos quadrinhos de Frank Miller. Esta foi uma boa sacada, já que ele nos mostra como um vigilante vai se tornando um herói gradualmente, ou seja, a Marvel foi fiel aos quadrinhos e não nos apresentou o super-herói já formado e com seu uniforme vermelho que todos conhecemos!

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (2)

2. Os Vingadores e Hulk

No escritório de Ben Urich, atrás dele podemos ver alguns easter eggs em forma de notícias destaques da Battle in NY, a já citada referência a Os Vingadores e Terror in Harlem, quando Hulk e o Abominável lutam em O Incrível Hulk (The Incredible Hulk), película de 2008.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (3)

3. Serpente de Aço

Em alguns episódios da série pode ser visto uma marca da Serpente de Aço que aparece nos pacotes de heroína produzidos por Madame Gao. A insígnia é a mesma do Serpente de Aço, um vilão arqui-inimigo do Punho de Ferro. Na verdade este é outro projeto da Marvel com a Netflix que veremos em ação em breve.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (4)

4. Elektra

Há também uma referência a Elektra Natchios, aliada do Demolidor nos quadrinhos. No capítulo 10 existem flashbacks de quando Matt Murdock e Foggy Nelson estavam na faculdade, e Foggy lembra num determinado, e pergunta o que aconteceu com o menina grega que Matt estava namorando, Matt responde que não tinha dado certo. Nos quadrinhos de Frank Miller, ambos tinham um relacionamento na faculdade, então é lógico que podemos lidar com isso, embora não se sabe se vamos ver no futuro, mas é muito provável.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (5)

5. Justiceiro

E terminando com menções a outros personagens, temos finalmente o Justiceiro. Este detalhe pode ter passado despercebido, mas está muito relacionada a este personagem. No último capítulo , em uma das vans onde Wilson Fisk é transportado, você vê o logotipo da Summerville Department Stores, e o proprietário da empresa é um personagem associado com Justiceiro. Mas isso não é tudo, porque a Marvel confirmou que o Justiceiro aparecerá na segunda temporada desta série e será interpretado pelo ator Jon Bernthal.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (6)

6. Stan Lee

A maioria dos fãs esperava que Stan Lee fizesse uma participação especial na série. Ele não fez, mas numa das cenas vemos uma foto dele como membro honorário, na parede atrás do comissário da polícia de Hell’s Kitchen.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (7)

7. O Tentáculo

Há algumas referências sobre o Tentáculo no Capítulo 7 , quando o velho que treinou Matt Murdock é visto conversando com um personagem misterioso, ambos pertencem ao clã. Nobu se revela não como um agente da Yakuza, mas um membro dessa sociedade secreta japonesa. O nome pode até ser uma referência a Kagenobu Yoshioka, o homem que fundou a organização em 1588. Em Demolidor, ele aparece completamente caracterizado como um ninja do Tentáculo, numa ótima sequência de ação contra o herói.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (8)

8. Acidente

No acidente onde Matthew se envolveu e, consequentemente perdeu a visão, podemos ver em alguns barris de material radioativo o número 0464XXXX, referência para a data na qual a primeira revista do Demolidor foi publicada, em abril de 1964.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (9)

9. Gladiador

Melvin Potter, o alfaiate que ajudou Matt, pode não ter sido tão marcante na primeira temporada, mas nos quadrinhos ele é Gladiador, um dos supervilões do Demolidor.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (10)

Além disso, é possível ver em sua oficina o logo do Gladiador, um desenho de suas lâminas de arremesso e até parte da armadura do Metaloide (Still-Man), outro vilão cuja roupa foi usada por Tucão, numa HQ de Frank Miller. O cartaz com um gladiador é uma homenagem á capa de Daredevil # 226, de David Mazzucchelli.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (11)

10. Uniforme final do Demolidor

A versão final do uniforme é inspirada no uniforme que aparece em Daredevil # 421, na história em quadrinhos o uniforme tem peças de armadura, e na série não se trata de uma armadura, mas sim um material muito resistente. No último episódio, é mostrada uma manchete de jornal com uma imagem do Demolidor usando o uniforme vermelho, que é a capa de Daredevil – Volume 2 # 60, de Brian Bendis e Alex Maleev.

10 Curiosidades sobre a série Demolidor na Netflix (12)

Há muitas referências e outras curiosidades, mas estes são os que mais se destacam. Você pode conferir outros easter eggs aqui no Adoro Cinema e outras curiosidades aqui no Universo HQ.

Sem dúvida, esta série é muito impressionante, porque nos faz ver os super-heróis de outra forma. Como eu disse no começo do post, nós estamos acostumados a ver super-heróis intocáveis ​​e invencíveis, mas nesta série a gente vê como eles são vulneráveis, e como eles sofrem emocionalmente e fisicamente como uma pessoa normal.

E você, já assistiu o show? O que você achou? Se você ainda não assistiu não perca tempo, pois a primeira temporada foi sensacional!