O Windows 10 está chegando dia 29 de Julho e a ansiedade dos utilizadores em ter esta versão do Windows instalado no PC aumenta.

Esta nova versão do sistema operacional mais popular do mundo está mais intuitiva, voltou a integrar o menu iniciar que por sua vez está mais abrangente e ao nível da segurança este promete ser um sistema menos vulnerável.

Mas será que já devemos atualizar para o Windows 10? Razões não faltam para atualizar o nosso windows para a nova versão mas hoje deixamos aqui 5 motivos para não atualizar agora para o Windows 10.

1) Falhas/vulnerabilidades iniciais

Apesar da política da Microsoft ter mudado, tendo dado a possibilidade dos utilizadores testarem várias versões de testes do Windows 10 e assim terem ajudado no desenvolvimento de um sistema com um menor número de falhas, haverá certamente algumas funcionalidades a serem afinadas e bugs/vulnerabilidades detectados.

5 motivos para você não atualizar agora para o Windows 10 (2)

2) Falta de drivers/Suporte para apps

Para quem tem máquinas mais antigas poderá ter alguns problemas ao nível da compatibilidade de alguns componentes com o sistema pela falta de drivers. Se tem algum equipamento mais antigo, faça uma pesquisa para verificar se o mesmo tem suporte ou funciona corretamente nesta nova versão do Windows.

Além dos drivers deve também verificar se tem alguma algum tipo de software que seja incompatível com o Windows 10 (Há sempre o modo de compatibilidade mas… só testando).

5 motivos para você não atualizar agora para o Windows 10 (3)

3) Requisitos mínimos

Será que a sua máquina tem os requisitos mínimos necessários?

De acordo com a informação da própria Microsoft, se os utilizadores conseguirem correr bem o Windows 8.1 não terão problemas de recursos para correr o Windows 10. Mas e se, por exemplo, pretendermos migrar de Windows 7 para Windows 10, será que a máquina terá capacidade para suportar esta última versão?

5 motivos para você não atualizar agora para o Windows 10 (4)

Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicados aqui. Na prático o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:

  • CPU: 1 Ghz ou superior
  • RAM: 1 GB de memória (32-bits) e GB (64-bits)
  • Espaço em Disco: 16GB ou mais
  • Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9com driver WDDM
  • Conta Microsoft e acesso à Internet

Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1, é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui. Ou seja:
PAE – O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits;
NX – (Bit de processador NX) – permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware;
SSE2 – Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros;

4) Windows Media Center não está disponível

5 motivos para você não atualizar agora para o Windows 10 (5)

Se você é um fã do Windows Media Center fique sabendo que o mesmo já não estará no Windows 10. A informação do fim do Windows Media Center surgiu durante a Build, através das palavras de um alto escalão da Microsoft, que confirmou que este software não irá transitar para o Windows 10. No entanto, há alternativas.

5) Atualizações de segurança do Vista, Windows 7 e Windows 8 disponíveis durante vários anos

Para quem apenas pensa mudar por questões de segurança, fique a saber que o Windows do Vista, Windows 7 e Windows 8/8.1 terão atualizações de segurança durante vários anos. O Windows 7 terá atualizações de segurança até Janeiro de 2020, o Windows 8 até Janeiro de 2023 e o Windows Vista terá até Abril de 2017… por isso não é preciso pressas.

5 motivos para você não atualizar agora para o Windows 10 (6)

Estes são algumas dos motivos pra você refletir sobre uma possível atualização para o Windows 10 já nos primeiros dias.

E você já está pensando atualizar para o Windows 10?