Por que Temos espamos no sono? Foi a pergunta que me fiz, me recordando quando eu estou pegando no sono e de repente sinto o corpo dar um pulo! Parece um susto! Ou aquelas vezes que sentimos como se estivesse caindo. É um fenômeno chamado de espasmo hipnagógico, é o período de transição entre a vigília e o sono, que produz um movimento muscular involuntário.

Segundo o Live Science, esses espamos podem ocorrer espontaneamente ou podem ser induzidos por som, luz ou outros estímulos externos. Algumas pessoas ainda tem esses espasmos hipnagógicos junto com alucinações, sonhos, sensação de queda, luzes brilhantes ou barulhos vindos de dentro da cabeça.

Na verdade isso é bastante comum, pesquisas sugerem que 60 a 70% das pessoas os têm. Muita das vezes as pessoas nem sabem que tem esses espasmos noturnos, pois muitas vezes as contrações são facilmente esquecidas, especialmente se elas não acordam a pessoa.

Por que ocorre?

Alguns fatores, como o stress, a ansiedade, a fadiga, a cafeína e a privação de sono, aumentam a frequência e pode até uma certa gravidade desses espasmos, mas faltam pesquisas mais conclusivas sobre o assunto. Apesar de não ter um motivo principal existem algumas teorias.

Uma dessas teorias é que os espasmos são uma transição natural do corpo da fase de alerta para a do adormecer, ocorre porque os nervos têm uma “falha de ignição” durante esse processo.

Outra teoria tem uma abordagem popular mais evolutiva, que explica que são um antigo reflexo primata para o relaxamento dos músculos durante o início do sono, sendo assim, o cérebro interpretaria o relaxamento como um sinal essencial de que o primata dormindo está caindo de uma árvore, criando uma rapida reação muscular. E você, já teve esses espasmos quando está caindo no sono?